Grandeza de Uma Profissão


Grandeza de Uma Profissão
Imagem: Google.

Hoje venho aqui pra falar da data comemorativa de hoje: dia do professor.

Meditei e refleti muito sobre o dia de hoje. Muitas coisas me trouxeram alegrias, a valorização e felicitações de amigos, alunos e familiares. Porém, não como tem como deixar de mencionar no sucateamento e desvalorização que a educação tem se encaminhado politicamente.

Antes de mais devo é agradecer: por todos ensinamentos que tive durante minha vida escolar dos meus professores, por meus pais terem me ensinado a respeitar e valorizar estes profissionais (tanto ao ponto de querer me tornar uma), minha avó materna que dedicou toda sua vida a docência com muito amor. Mas preciso agradecer também aos meus professores do ensino superior. Vocês me apresentaram um outro mundo, através de tantas bibliografias indicadas e orientadas a nós, acadêmicos de licenciatura. Cada aula ministrada, um mundo de novas possibilidades que se abre para mim, cada vez mais desbravando os mundos da literatura, educação, linguísticas, gramaticais, filosóficos, políticos, enfim... Sempre instigando minha criticidade e posicionamento docente.

Me fazem acreditar ainda no mundo, ter esperanças de tempos melhores, tentam de alguma forma poetizar meus dias com seus discursos e ensinamentos.

Eu, que trilhei os caminhos do magistério, por algumas salas de aula, mas com crianças... Onde inciaram minhas indagações e inquietações como docente. Hoje mudo um pouco o rumo com jovens e adultos. Cada um com suas características ímpares, singulares. Cada um com sua forma de me ensinar muito mais que eu a eles. Cada encontro, cada aula é uma nova descoberta, de uma nova palavra, um novo conceito.

Por fim, se eu pudesse escolher outra profissão, escolheria outra vez a docência. Pra mim, é a única profissão em que me possibilita aprender todos os dias, renovar conceitos e me transformar como pessoa.

   Parabéns pelo seu dia, a todos professores que lutam por um mundo mais igualitário!

Isadora Paiva Espinosa.

0 Comentários